sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nutricionista


Antes de ontem passei na psicóloga e na nutricionista, na psicóloga ok, ela ouviu apenas a minha história, explicou que vai fazer acompanhamento, era o que esperava, um tratamento superficial e nada de terapia profunda, agora com a nutricionista complicou um pouco, pensei que ela já fosse me passar a dieta, explicar detalhes, fazer o exame de Bioimpedância, mas que nada ela falou superficialmente e disse que ia mandar tudo por e-mail, mandou onte no final à tarde... também não gostei de outra coisa, ela estava no meu atendimento, pediu para agendar logo a colocação do balão, isso foi bom, mas quando voltei já tinha outra paciente na sala, não tínhamos terminado ainda, entrei na sala, peguei a mochila e fui embora com apenas a informação que vou acrescentar Chia e suco verde na dieta, os quais não entendi ainda direito o preparo.

Marquei a colocação para o dia 05/10, mas pode ter mudança de data, outra coisa que não gostei, tenho compromissos e sexta-feira é o melhor dia, se mudar vai me atrapalhar.

Já comprei a Chia e pesquisei na net, parece ser um bom aliado a dieta e por combater a inflamação deve ser boa para a minha artrite.




Chia

O que é?

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Composição

Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ajuda a perder peso porque...

A chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:

· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".


Outros benefícios

Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contraindicações

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.

Como consumir?

Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

Vou ter que consumir da seguinte forma, conforme texto enviado pela nutricionista:

Colocar 3 colheres de sopa da semente de chia em um recipiente de vidro, cobrir com água, deixar descansar por 3 horas antes de consumir.
Mexer bem, cobrir com uma tampa e levar para a geladeira.
A semente vai inchar e está pronta para consumo. Consumir 1 colher de sopa diariamente, nos sucos ou vitaminas.

Ela deu também um receita de ao invés de água colocar suco orgânico, pode ser de uva para virar um sagu.

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